Circulação oceânica deixa cidades do leste do Nordeste em alerta para acumulado de quase de 400 mm; veja os alertas
Os ventos de leste vão aumentar no Nordeste nos próximos dias e até meados da próxima semana 3 capitais da Região estão sob alerta de elevado acumulado que podem superar os 200 mm.

Uma massa de ar frio vem influenciando o tempo no Brasil desde o oceano. Como primeiro efeito, o sistema contribui para baixas temperaturas no centro-sul do país, principalmente na Região Sul e no leste do Sudeste. O segundo efeito está no transporte de umidade para as regiões costeiras, como é o caso no leste do Nordeste, onde há aumento da nebulosidade e chuvas constantes da Bahia até o Rio Grande do Norte. Há um terceiro efeito, que se trata da manutenção do tempo firme no restante do Brasil, uma vez que o anticiclone, ou alta pressão, dificulta o avanço de frente frias e sistemas chuva na Região Sul e, tão pouco, para o Centro-Oeste e o Sudeste.
Para os próximos dias, até pelo menos a próxima quarta-feira (21), a circulação dos ventos vai continuar em parte do Nordeste e ganhar intensidade entre os estados de Sergipe e do Rio Grande do Norte, com destaque para a região de Alagoas até João Pessoa, onde há a expectativa de maiores volumes, onde as acumulados podem chegar a quase 400 mm com potencial de alagamentos e inundações em Maceió, Recife, João Pessoa e proximidades.
Detalhes da previsão e períodos de maior risco
Já neste sábado (17) pela madrugada, a circulação dos ventos ganha intensidade e provocam chuvas de moderada a forte intensidade no leste da Bahia até o Alagoas. Essa condição se mantém até o início da manhã e há potencial de alagamentos na região de Salvador, de Aracaju e de Maceió.
Nas horas seguintes da manhã até o início da tarde, as chuvas diminuem na Bahia, mas a atenção fica para o estado de Sergipe, onde há alertas de chuvas intensas que podem provocar transtornos através de alagamentos e inundações.
No restante do dia, as chuvas migram para a região entre Maceió e Recife, onde as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade.
No domingo (18), as chuvas continuam em Alagoas e em Pernambuco, e passam a atingir também a Paraíba. Há previsão de chuva ao longo do dia, que acontecem na maior parte do tempo com fraca a moderada intensidade, mas há momentos com potencial de chuva forte, principalmente no período da tarde e noite. Assim, há alerta de elevado acumulado de Maceió até João Pessoa.

Na segunda-feira (19) e na terça-feira (20), os ventos de leste aumentam de intensidade e, consequentemente, o transporte de umidade, intensificando as chuvas. Alerta para o risco de alagamentos e inundações do norte do Sergipe até a Paraíba, com maiores impactos em Recife e João Pessoa.
Na quarta-feira (21), a região de chuvas mais intensas se desloca para sul, atuando novamente entre o Alagoas e Recife, com chuvas mais intensas sendo previstas na região de Maceió.
Para os dias seguintes, as chuvas diminuem bastante e o tempo firme volta a predominar até pelo menos o fim do mês.