Mais um veranico? Temperaturas voltam a subir anunciando a chegada de uma nova frente fria

A massa de ar frio que estava sobre partes do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, se afasta da região e dá lugar a uma massa de ar mais quente. Nos próximos dias há previsão da chegada de uma nova frente fria.

    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa para o sábado (17), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de anomalia de temperatura em 850 hPa para o sábado (17), segundo o modelo ECMWF.

    Após dias de atuação sobre boa parte do centro-sul do Brasil, a massa de ar frio que estava na região está perdendo intensidade e se afasta do continente em direção ao oceano Atlântico. No entanto, esta quinta-feira (15) ainda foi uma das mais frias do ano no Sudeste. Confira as mínimas registradas pelas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET):

    • Maria da Fé/MG - 4,9°C
    • Monte Verde/MG - 5,3°C
    • Campos do Jordão/SP - 5,8°C
    • Pico do Couto/RJ - 8,9°C

    Diante disso, a tendência para os próximos dias é de aumento nas temperaturas que é a consequência do afastamento da massa de ar frio e a formação de uma nova frente fria sobre a Região Sul que promove, em sua dianteira, a presença de ar quente.

    Com a elevação na temperatura, a máxima fica um pouco acima da média para o período, sendo assim podemos ter alguns dias de veranico, uma vez que serão secos e quentes em partes da Região Sul, Centro-Oeste e Sudeste em plena estação tipicamente fria.

    Confira agora como fica a previsão do tempo com mais detalhes para os próximos dias no centro-sul do Brasil.

    Massa de ar frio perde força e temperatura sobe

    As temperaturas voltam a subir em boa parte do Brasil ao longo do final de semana. Nesta sexta-feira (16), o Rio Grande do Sul deve registrar temperaturas na casa dos 27°C e 28°C, o que também é esperado em áreas do oeste do estado do Paraná. Em Santa Catarina, temperaturas mais baixas, variando entre 18°C, nas áreas de serra, e 24°C em São Miguel do Oeste/SC.

    Estas faixas de temperatura se estendem até o domingo (18), principalmente no Paraná e em Santa Catarina onde a máxima pode chegar aos 29°C e 26°C, respectivamente. Já no Rio Grande do Sul com o avanço da nova frente fria a temperatura cai em praticamente todo o estado no domingo (18) e a máxima não supera os 22°C, exceto pelo nordeste gaúcho, onde a máxima fica na casa de 25°C.

    Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde de domingo (18), segundo o modelo ECMWF.
    Temperatura máxima prevista para o Brasil na tarde de domingo (18), segundo o modelo ECMWF.

    Em áreas do Centro-Oeste as temperaturas mínimas variam entre 18 e 22°C nesta sexta (16), sábado (17) e domingo (18). Durante as tardes, as máximas podem chegar aos 31°C, em destaque para a faixa entre o oeste e o sul do Mato Grosso do Sul.

    No Sudeste, as temperaturas também sobem e os efeitos serão mais fortes sobre São Paulo, onde a amplitude térmica no estado pode chegar aos 13°C, ou seja, a diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima. O oeste paulista terá as temperaturas mais altas dos próximos dias, onde as máximas chegam aos 31°C. Nas demais áreas, a máxima varia entre 25 e 27°C, mesma temperatura prevista pra todo o oeste mineiro.

    Temperatura mínima prevista para o Brasil na manhã de domingo (18), segundo o modelo ECMWF.
    Temperatura mínima prevista para o Brasil na manhã de domingo (18), segundo o modelo ECMWF.

    A presença do ar quente não vai espantar de vez o frio que ainda será sentido durante as manhãs em boa parte do Sul e Sudeste. No leste do Sudeste as temperaturas mínimas ficam amenas, próxima de 15°C e em áreas de serra a mínima pode chegar aos 10°C, caso de Campos do Jordão/SP, Camanducaia/MG e Passa Quatro/MG.

    OSZAR »