Circulação oceânica vai trazer chuvas de mais de 100 mm no Brasil até o domingo; estas são as regiões em alerta

Os ventos que chegam do oceano Atlântico transportam umidade que vai provocar chuvas sobre o país. Até o domingo a previsão indica mais de 100 mm de precipitação em áreas importantes.

    Rua alagada em Recife/PE. Fonte: Adobe Stock.
    Rua alagada em Recife/PE, problema recorrente na capital pernambucana. Fonte: Adobe Stock.

    A presença de uma alta pressão (circulação anti-horária) e de uma baixa pressão (circulação horária) sobre o oceano Atlântico vai proporcionar ventos úmidos (contendo umidade) soprando em direção ao nordeste brasileiro. Isto permite que a atmosfera na região fique saturada, ou seja, há muito vapor d’água nas camadas superiores da superfície.

    Associado a isto, temos que as temperaturas elevadas, característica da Região Nordeste do Brasil, um dos fatores essenciais para o surgimento de nuvens de chuva.

    Nos decorrer dos próximos dias o litoral nordestino será influenciado pela circulação oceânica transportando umidade do Atlântico para áreas da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas. A grande presença da umidade vai gerar instabilidades na região que provoca a chuva dos próximos dias.

    Na costa norte do Nordeste, que compreende os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, a disponibilidade de umidade será elevada, favorecendo a formação de nebulosidade. A circulação oceânica conseguirá alcançar o litoral desses estados, transportando umidade e, com isso, intensificando o desenvolvimento de nuvens. Assim, há potencial para ocorrência de chuvas ao longo de todo o litoral nordestino.

    Acompanhe agora a previsão do tempo para os próximos dias.

    Acumulado de chuva pode superar os 100 mm no litoral nordestino

    O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que as chuvas podem ocorrer a qualquer hora do dia, com maior probabilidade durante a tarde e o início da noite. Nesta quinta-feira (15), amplas áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco deverão registrar pancadas de chuva.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quinta-feira (15), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a tarde de quinta-feira (15), segundo o modelo ECMWF.

    Como já vem sendo indicado nos últimos dias, o território baiano deverá registrar chuvas nesta quinta-feira (15). As áreas atingidas se estendem desde o sul do estado até a capital, incluindo também alguns pontos do interior. A manhã de sexta-feira (16) será com possibilidade de pancadas de chuva em cidades como Vitória da Conquista/BA e Salvador/BA.

    Durante a tarde, os ventos úmidos conseguem adentrar um pouco mais no território nordestino e provocam chuvas isoladas. Vários estados vão registrar chuva ao longo de sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), em Pernambuco por exemplo, a capital Recife/PE tem previsão de chuva no decorrer das tardes elevando o acumulado diário.

    Mapa de água precipitável.
    Mapa de água precipitável para a tarde de sexta-feira (15), segundo o modelo ECMWF.

    No sábado (17) e domingo (18), a umidade se espalha para áreas do interior de Alagoas, Sergipe e Pernambuco aumentando as chances de chuvas. Contudo, caso ocorram serão de forma rápida e bastante isolada. Em João Pessoa/PB, há previsão de chuva todos os dias e com possibilidade de que sejam intensas em alguns momentos.

    Apesar de os modelos indicarem chuva com intensidade que varia de fraca a moderada, há riscos de que em locais pontuais as chuvas sejam mais intensas com potencial para causar alagamentos e alguns transtornos para os moradores.

    Há riscos de chuva forte no litoral do Maranhão e do Rio Grande do Norte, as cidades de Humberto de Campos/MA e Touros/RN estão na lista. Em São Luís/MA não estão descartadas as chances de chuvas fortes na capital, mesma situação de Natal/RN, onde as chuvas são recorrentes.

    Mapa de precipitação acumulada entre quinta-feira (16) e domingo (18).
    Mapa de precipitação acumulada entre quinta-feira (16) e domingo (18).

    Com as chuvas ocorrendo quase todos os dias, é interessante verificar como ficam os volumes para a região, em alguns pontos do litoral a previsão mostra quantidade superior aos 80 mm. A seguir a lista de chuva acumulada prevista para algumas capitais nordestinas:

    • Natal/RN - 80 mm
    • Maceió - 85,5 mm
    • Fortaleza/CE - 72,5 mm
    • João Pessoa/PB - 81 mm

    O maior volume previsto fica por conta de Recife/PE, a capital pernambucana tem previsão de chuva acumulada superior a 150 mm até o domingo (18). Apesar do indicativo de precipitação leve, em alguns momentos as pancadas de chuva podem vir com forte intensidade e causar pequenos alagamentos. Com isso, é importante ficar sempre atento aos alertas emitidos para a região.

    OSZAR »