O tempo no fim de semana no Brasil: ciclone e formação de frente fria são os destaques

Um ciclone que se encontra sobre a costa Sul do Brasil está deixando o tempo fechado sobre os estados do centro-sul. Além disso, a formação de um novo sistema frontal se inicia neste domingo.

    Um ciclone e sua fraca frente fria atua sobre o leste do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (20). O sistema, que se desloca nos próximos dias para o oceano Atlântico, deixa o tempo instável nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo entre hoje (20) e amanhã (21).

    A partir de domingo (22) um novo sistema frontal estará em formação sobre a Região Sul do Brasil. O processo de formação provocará chuvas sobre os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em alguns pontos a precipitação poderá ter forte intensidade.

    Se engana quem acredita que apenas o Rio Grande do Sul terá chuvas no decorrer desta sexta (20). A previsão de precipitação se alastra para outros estados como Santa Catarina e Paraná, no entanto, os volumes e a intensidade das chuvas para esta tarde são menores.

    Confira a previsão do tempo com mais informações para este final de semana.

    Ciclone e frente fria deixa tempo fechado em boa parte do centro-sul

    A presença do ciclone e de uma fraca frente fria deixa o tempo instável no centro-sul do país neste sábado (21). De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com os próximos dias serão de muita nebulosidade espalhadas pelas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

    Durante a manhã de sábado (21), o ciclone estará mais afastado do litoral da Região Sul, mas ainda provoca chuvas isoladas com fraca intensidade sobre o Paraná e não causam transtornos. No decorrer da tarde, a frente fria ainda causa alguns pontos de precipitação.

    Nebulosidade, pressão a nível médio do mar e chuva prevista para a manhã de sábado (21), segundo o modelo ECMWF.
    Nebulosidade, pressão a nível médio do mar e chuva prevista para a manhã de sábado (21), segundo o modelo ECMWF.

    Neste caso, o leste do estado de São Paulo e pontos isolados do noroeste do Paraná serão afetados pelas pancadas de chuva durante a tarde. Em Minas Gerais e no sul do Mato Grosso do Sul, a nebulosidade tomará conta dos estados, mas sem previsão de chuva.

    Domingo com formação de frente fria sobre a Região Sul

    O sábado (21) encerrou com tempo firme em algumas partes da Região Sul e isto vai mudar no decorrer da madrugada e durante todo o domingo (22). O processo de formação de uma nova frente fria se inicia neste domingo (22) com a presença dos jatos de baixos níveis, que aumentam o fluxo de umidade para áreas do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

    Transporte de umidade ocorrendo para áreas do centro-sul do Brasil durante a tarde de domingo (22), segundo o modelo ECMWF.
    Transporte de umidade ocorrendo para áreas do centro-sul do Brasil durante a tarde de domingo (22), segundo o modelo ECMWF.

    Já nas primeiras horas do domingo (22) pancadas de chuva voltam a ser registradas no oeste paranaense e em intensidades que variam de moderada a forte. Alguns municípios de Santa Catarina também registram chuvas na manhã de domingo (22), cidades como Campo Ere/SC e Guarujá do Sul/SC tem previsão de pancadas de chuvas intensas.

    Com o passar das horas o canal de umidade vai se intensificar e aumentar a área de atuação das chuvas sobre o Sul do Brasil. Ainda na tarde deste domingo (22), o norte do Rio Grande do Sul, todo o estado catarinense e centro-sul do Paraná, tem previsão de chuvas.

    Mapa de precipitação e pressão a nível médio do mar mostra a baixa pressão sobre a costa sul do RS nesta segunda-feira (23).
    Mapa de precipitação e pressão a nível médio do mar mostra a baixa pressão sobre a costa sul do RS nesta segunda-feira (23).

    Até o final de domingo (23) o oeste do Paraná tem previsão de receber as chuvas mais intensas e pode provocar transtornos aos moradores. O novo sistema frontal vai se consolidar nas primeiras horas da segunda-feira (23) e com riscos de chuvas intensas desde o sul do Mato Grosso do Sul ao norte do Rio Grande do Sul.

    Os maiores acumulados de precipitação serão registrados no domingo (23). Em alguns pontos do oeste paranaense, próximo a divisa com o Paraguai, e oeste catarinense a quantidade de chuva supera os 90 mm, caso das cidades de Realeza/PR (93,8 mm), Capitão Leônidas Marques/PR (90,9 mm), Formosa do Sul (97,6 mm) e Jardinópolis/SC (93,6 mm).

    Mapa de precipitação acumulada entre sexta-feira (20) e domingo (22), mostra pontos do PR e de SC com volumes acima de 90 mm.
    Mapa de precipitação acumulada entre sexta-feira (20) e domingo (22), mostra pontos do PR e de SC com volumes acima de 90 mm.

    Em áreas pontuais do sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul os volumes de precipitação deste domingo (22) superam os 25 mm. Nas demais áreas do estado paulista e sul-mato-grossense a quantidade de chuva não chega a 10 mm, ou seja, não há riscos de transtornos.

    OSZAR »