As crianças crescem mais devagar durante os meses de verão? Veja o que dizem os nutricionistas de Houston
Crianças entre 5 e 10 anos parecem crescer mais durante o ano letivo do que durante os meses de verão, de acordo com um estudo conduzido por diversas agências e departamentos dos EUA.

Inúmeros estudos anteriores demonstraram que as crianças tendem a apresentar um aumento no índice de massa corporal (IMC) durante o verão, em comparação com o ano letivo. No entanto, ainda não foi totalmente analisado se essa mudança se deve a uma alteração na altura ou no peso separadamente.
Por esse motivo, uma equipe de pesquisadores, a maioria de Houston, Texas, decidiu medir a altura, em centímetros, e o peso, em quilogramas, de um grupo de crianças duas vezes por ano, do final do jardim de infância até a quinta série.
Um estúdo analisou o crescimento de mais de 7.000 bebês
Um total de 7.648 crianças foram medidas, e as mudanças de altura e peso foram avaliadas por estação — ou seja, durante o ano letivo e o verão. Essas mudanças foram examinadas usando modelos conhecidos como modelos separados de efeitos mistos.
Nesses modelos, as variáveis fixas incluíam estação, sexo e grupo de trajetória do IMC, enquanto as variáveis aleatórias incluíam medidas repetidas ao longo do tempo, intercepto e inclinação do crescimento ao longo do tempo.
Após essas análises detalhadas, observou-se que a taxa de crescimento em altura foi maior durante o ano letivo, aproximadamente de setembro a abril, em comparação com o verão, entre abril e setembro. No entanto, a taxa de ganho de peso não apresentou diferenças sazonais.

Além disso, o ganho de altura estava mais fortemente relacionado aos ganhos de IMC durante os meses de verão do que durante os meses escolares, especialmente entre crianças que mantiveram um peso saudável durante o ensino fundamental e aquelas que fizeram a transição para um peso mais saudável.
Em resumo, esses resultados mostram que há uma sazonalidade efetiva no ganho de altura em crianças, com uma taxa de crescimento mais rápida durante o ano letivo em comparação ao verão, enquanto o ganho de peso permaneceu substancialmente constante ao longo do ano, não apresentando tendência sazonal significativa em crianças com peso normal.
Além disso, essa sazonalidade em crianças teve um impacto maior no IMC daquelas que estavam com peso saudável, o que significa que elas parecem ser mais sensíveis à sazonalidade tanto em altura quanto em peso.
É necessário aumentar o número de amostras
Embora vários estudos tenham sido conduzidos ao longo dos anos para examinar as tendências de peso e altura em crianças em idade escolar, esse tipo de análise ainda está em estágios iniciais. Para resultados mais precisos, recomenda-se aumentar o número de medições, realizando-as pelo menos quatro vezes por ano, em vez de duas, para melhor definir os períodos de pico e menor crescimento.
Annual reminder: Youre supposed to gain weight in the winter.
— Melissa A. Fabello, PhD (@fyeahmfabello) December 12, 2018
Its your bodys biological response to the cold (and potential famine).
You evolved to crave heavier foods this time of year and build up fat reserves.
Trust your body. pic.twitter.com/D1ivXNGjFI
Obviamente, seria igualmente interessante verificar se essa tendência se mantém em outras fases da vida, como os primeiros anos e a adolescência. Estudos adicionais certamente também seriam úteis para compreender e justificar as razões por trás da variação de altura das crianças ao longo do ano.
Referência da notícia
Moreno JP, Musaad S, Dadabhoy H, Baranowski T, Crowley SJ, Thompson D, Chen TA and Johnston CA (2022) Seasonality of Children’s Height and Weight and Their Contribution to Accelerated Summer Weight Gain. Front. Physiol. 13:793999. DOI: 10.3389/fphys.2022.793999