Odores desagradáveis: conheça os 8 animais mais fedorentos da natureza
Seja para defesa, comunicação ou reprodução, muitos animais têm mecanismos que envolvem odores bem desagradáveis para nós humanos, e para seus predadores também, é claro… Conheça aqui os 8 animais mais fedorentos.

No artigo de hoje, vamos falar sobre animais que são tão fedorentos que, mesmo alguns até sendo bonitinhos, não conseguimos nem imaginar como seria conviver com eles por perto. Claro, a maioria deles emite um odor horrível quando se sentem ameaçados, para afastar seus inimigos… e isso funciona mesmo!
Então, descubra conosco os 8 animais mais fedorentos da natureza e onde vivem esses seres surpreendentes.
Os 8 animais mais fedorentos do planeta
No reino animal, o odor é uma ferramenta poderosa. Conheça abaixo os 8 animais com odores mais desagradáveis da natureza.
1- Diabo-da-Tasmânia (Sarcophilus harrisii)
O diabo-da-Tasmânia (ou demônio-da-tasmânia) é um mamífero marsupial carnívoro endêmico da ilha da Tasmânia, na Austrália, de pelagem escura e uma mandíbula poderosa.
Na base da cauda há glândulas que emitem um odor característico forte quando ele se sente estressado, que atuam como mecanismo de defesa contra predadores, mas também para marcar território e comunicar-se com outros indivíduos da espécie.
2- Cangambá (Mephitis mephitis)
O cangambá (Mephitis mephitis) é um mamífero onívoro caracterizado pela pelagem preta com listras brancas, e nativo das Américas. Possui peso médio de 4 kg e mede até 75 cm de comprimento. É conhecido no Brasil por doninha-fedorenta ou zorrilho. Mas atenção: não o confunda com o gambá (Didelphis sp.), um mamífero marsupial. Os dois são animais de espécies totalmente distintas.
O cangambá expele um jato de líquido fétido de suas glândulas anais quando se sente ameaçado, podendo atingir até 3 metros de distância. Esse líquido causa ardência nas narinas e nos olhos, tontura e enjoo, o que atordoa os predadores, e o fedor pode ser sentido a mais de 5 quilômetros pelo nariz humano, se tiver a favor do vento.
3- Urubu-de-cabeça-vermelha (Cathartes aura)
Esta ave, conhecida também como urubu-real, urubu-caçador ou urubu-de-cobra, pertence ao grupo dos abutres e vive em quase todo o continente americano, desde o sul do Canadá até o extremo sul da América do Sul. Alimenta-se exclusivamente de carcaças de animais mortos.

Ele regurgita uma substância ácida gástrica a até 3 metros de distância para afastar predadores. Esse vômito tem um pH comparável ao de ácido de bateria, capaz de causar queimaduras na pele e nos olhos dos agressores. Além disso, a ave tem o hábito de defecar nas próprias patas, tanto para se refrescar quanto para eliminar bactérias nocivas.
4- Hiena-malhada (Crocuta crocuta)
A hiena-malhada é a maior representante da família das hienas, vive em várias regiões da África Subsaariana, como savanas, florestas e semidesertos, e andam em grupos matriarcais chamados de clãs.
Ela possui glândulas anais que produzem uma substância oleosa de cheiro forte usada para marcar território e se comunicar com os membros do grupo. O odor é tão marcante que pode ser detectado a longas distâncias.
5- Carcaju (Gulo gulo)
O carcaju é um mamífero robusto que vive em regiões frias do Hemisfério Norte, como a Sibéria, Escandinávia, Alasca e o Canadá. Ele tem grandes garras, dentes longos e reputação de força e agressividade. Inclusive, ele inspirou a criação do personagem icônico Wolverine da Marvel.

Ele possui glândulas anais que liberam um líquido de odor forte para marcar território e se comunicar com outros indivíduos. Inclusive, por isso esse animal foi apelidado de “urso-fedorento”.
6- Boi-almiscarado (Ovibos moschatus)
Este é um mamífero de casco bovídeo que vive nas regiões árticas da América do Norte e da Groenlândia, e graças à sua pelagem felpuda e longa ele aguenta temperaturas muito baixas, até abaixo de zero graus.

Durante a época de acasalamento, os machos liberam uma urina com odor muito forte para atrair as fêmeas e marcar território. O cheiro pode até causar lacrimejamento em humanos próximos.
7- Castor-americano (Castor canadensis)
O castor-americano é um mamífero, roedor de grande porte nativo da América do Norte, e conhecido por construir represas e diques. É um dos símbolos oficiais da vida selvagem do Canadá e o mamífero oficial dos estados de Oregon e de Nova York (nos EUA).
Este animal produz uma substância oleosa chamada castóreo, de odor forte e persistente, que é usada para impermeabilizar a pelagem, marcar território e se comunicar com outros castores. Inclusive, essa substância fedida é utilizada na indústria de perfumes devido à sua fixação.
8- Percevejo (Pentatomidae)
Os percevejos da família Pentatomidae são insetos considerados sugadores de grãos, pois se alimentam de grãos de culturas agrícolas como soja, milho, entre outros.

Eles liberam um líquido de odor desagradável quando ameaçados, afastando predadores. Algumas espécies conseguem “cuspir” sua secreção fedorenta a distâncias consideráveis, o que aumenta a eficácia como defesa.
Referência da notícia
The 11 Smelliest Animals. 18 de maio, 2025. Bob Strauss.